Sou o Leandro, baterista da Sonnets, e hoje eu vou deixar o comentário aqui.
2008 foi um ótimo ano pra Sonnets... Muito ensaio (mas não tantos quantos deveriámos ter feito), viagens para Porto Alegre, Novo Hamburgo, Nova Palma, Faxinal, shows, programas de tv, gravações madrugadas a dentro, e um pouco mais de convivência e entrosamento entre os integrantes... Sem falar na MTV, que apareceu repentinamente na nossa vida. E foi uma bela experiência.
Depois de gravar um programa na TV Unifra, que achamos que ficou bom, esperávamos elogios e uma repercussão positiva da nossa "aparição" no programa "MTV Procura com Cachorro Grande". Mas não foi bem assim. O que aconteceu foi uma "aparição" mesmo... alguns segundos e muita gente assustada e sem entender a Sonnets... Quanto aos elogios, pouquíssimos, mas muitas críticas. E levamos elas numa boa. Concordamos com a Cachorro Grande em muitos aspectos. Mas ainda acho que as coisas não foram bem conduzidas nesse programa.
Eu ainda acho que a Sonnets não deixou uma boa impressão. Nossa "aparição" não mostrou o que era realmente a banda, e de fato, nem eu gostaria da banda se fosse analisá-la somente pelo o que foi mostrado... E isso foi o que mais aconteceu.
As críticas vieram de todos os lados. Os poucos elogios vieram de quem teve cabeça e procurou conhecer a banda, pesquisando no blog e no myspace. Estas pessoas sim merecem nosso parabéns, porque, se mesmo que não gostassem de banda e nos criticassem, fariam isso baseadas em algo concreto, não numa "aparição". Eu particularmente respeito os comentários de quem conhece a banda e não gosta. Afinal nós fazemos um som próprio, de um estilo bem específico, difícil de agradar todos. E, como sabemos, existe gosto pra tudo. Já outros "avacalhadores" que falam mal por inveja e levam isso pro lado pessoal não terão problemas, pois Santa Maria tem várias bandas pra eles assistirem. Espero que alguma agrade eles, pois tem bastante opção, não precisam perder tempo com a Sonnets. A não ser que queiram aparecer em algum show nosso pra tomar uma cerveja e trocar uma idéia. Quem sabe mudam de idéia a respeito dos músicos...
Reconheço minha culpa quando fiz comentários no Blog da MTV. Não deveria tê-los feito e quando fiz, não tinha a intenção de ofender ninguém, mas criticar a produção do programa. Sei que não iria resolver nada, afinal, tudo o que eles fazem é pela audiência,então se a Cachorro Grande dá audiência, por que perder tempo com coisas menores? Só que minhas críticas no Blog da MTV apenas despertaram a ira dos adeptos do"rock de verdade" e do "fã-clube" do Diego, nosso vocalista.
Hoje, acho que ficar falando sobre a escolha da música no programa, se as guitarras estavam com volume baixo e se a gente "toca dormindo" não tem futuro. Mas no momento que fiz os comentários me parecia uma boa maneira de justificar o que eu não tinha gostado ao ver o programa. Acho que exagerei um pouco até. Disse que "tocaria de olhos fechados e não erraria uma nota". É exagero. Mas eu consigo tocar de olhos fechados mesmo, e não erro mais do que erro normalmente quando estou de olhos abertos... Treinei isso muito em determinada época da minha vida... Deixava meu Estúdio (garagem, hehehe) no escuro e tocava acompanhando algum som nos fones de ouvido. Fiz isso durante anos.
Falei também do Paulinho Noronha. Conheço o cara a anos. E já vi tocando muitas vezes. Admiro o cara. Acho que ele deveria estar longe dessa cidade, fazendo sucesso em algum lugar melhor. Mas a vida não é fácil. Considero ele um dos grandes músicos que essa cidade já produziu, e desejo mais sorte pra ele. Naquela noite da gravação do programa, ele estava no Zepelin me vendo tocar. Depois conversamos. E o assunto foi: "Será que isso vai levar a gente a algum lugar? Tomara, porque nunca alguma banda da cidade teve uma projeção assim. Boa sorte pra Rinoceronte e pra Sonnets." Santa Maria tem várias bandas tentando decolar. O que falta pra todas elas? Espero que algum dia alguma se dê bem.
O ano de 2008 foi melhor para Sonnets no ramo de shows do que programas de TV. Em Santa Maria tocamos várias vezes no Zepelin, no Santa Ceva, no DCE e finalizamos o ano com a apresentação de Natal na Praça Saldanha Marinho. Esta última, uma situação inusitada: Tocamos apenas músicas próprias. Sete no total. E o povo de Santa Maria, que esperava pra assistir "Os Fagundes" depois, nos assistiu, mostrou uma ótima receptividade, mesmo não conhecendo nada do que estava ouvindo. Em Faxinal do Soturno, na Expofax, fizemos o show com as mesmas músicas, mesma sequência, e o público da Reação em Cadeia também parece ter gostado. Parece que o Diabo não é tão feio como pintam.
Esperamos que gostem do nosso trabalho, e vamos trabalhar ainda mais em 2009, pois estamos vivendo um sonho e suamos muito pra realizar esse sonho: levar nosso som pra longe e mostrar que Santa Maria é berço de bons músicos e cidade roqueira.
Feliz 2009, que os sonhos se realizem.
Romero Carvalho — Os Melhores Álbuns de 2024
Há uma semana
Um comentário:
ta querendo me fazer chorar?? bjo seus estreloes!!
Postar um comentário